02/08/2011

Sr. General Carlos Hendrick eleito Presidente de Direcção do D’agosto.


O nosso clube procedeu hoje, dia 01 de Agosto 2011 as 16 horas, no pavilhão gimno-desportivo do Rio Seco na Maianga, a eleição dos corpos gerentes da instituição para o quadriénio 2011-2015, na sequência do termo do mandato anterior, que teve como presidente da mesa da assembleia geral o Sr. General Francisco Furtado e presidente de direcção o Sr. General Raúl Hendrick.

Coube a honra de discursar na cerimónia de abertura da assembleia geral ordinária de renovação de mandato dos órgãos sociais do clube, Sua Excia o Sr. Ministro da defesa,
General Cândido Pereira Van-Dúnem, que louvou o carácter democrático do acto, pedindo aos novos membros a serem eleitos, a manterem a tradição de vitórias da agremiação.

O relatório de actividades do mandato cessante foi apresentado, pelo Sr. General Carlos Hendrick presidente adjunto da direcção cessante, que destacou os aspectos relevantes da organização dos serviços administrativos, contabilidade e finanças, recursos humanos, negócios, sponsorização, transportes e internet.
A nível de infra-estruturas deu a conhecer a construção entre outras, dos centros de estágio para o futebol e andebol do RI-20, os campos de andebol do RI-20 e do Miramar, a loja de merchandising, piscinas, os auditórios da Sede e do Miramar e o novo sistema de rega do campo de treinos do RI-20.
Informou que um dos momentos mais importantes do mandato foi a campanha de angariação de sócios militares, que permitiu ao clube passar de 300 para cerca de 71.000 sócios, factor que contribuiu imenso para o equilíbrio da gestão das contas.
No capitulo desportivo, reconheceu que o futebol teve um desempenho frágil, tendo em conta a ausência de títulos relevantes, porém outras modalidades destacaram-se como basquetebol com 03 títulos nacionais e 03 de campeão Africano em masculinos e 02 títulos nacionais em femininos, o andebol com 03 títulos nacionais e 01 de campeão Africano em masculinos e 01 titulo nacional em femininos, para além dos 04 títulos nacionais do atletismo, as vitórias consecutivas da natação, vela e tiro nas respectivas provas nacionais, assim como o ressurgimento do hóquei em patins no conjunto de modalidades do D’Agosto.

O relatório e contas foi apresentado pelo Sr. Brigadeiro Luís Pizarro Vice Presidente para a administração e finanças da direcção cessante, que demonstrou o quadro de receitas, que de forma geral foram aumentando, com excepção de 2009 que baixou, no quadro da crise financeira mundial, tendo atingido em 2010 o valor de cerca de 9.000.000,00 de dólares, sendo as Forças Armadas o maior fornecedor com 62% da quota, vindo depois as receitas próprias como a bilheteria, os direitos de transmissão televisiva e publicidade com 21%, patrocínios com 2% e outros proventos com 15%.
No que respeita que as despesas explicou que a maior parte é consumida pelo futebol com 66%, o basquetebol 25%, andebol 7% e as outras modalidades e despesas correntes 2%.
Quanto a dívida também tem crescido, sendo que em 2007 cifrava-se em cerca de 4.000.000,00 de dólares e em 2010 em 9.000.000,00 de dólares, em que os contratos com os jogadores representa a parcela mais importante.
Aproveitou ainda o momento para pedir a nova direcção a manter o rigor e a eficácia da prestação de contas já atingido este ano, que permite o fecho de contas até 15 dias após o final do mês.
A finalizar chamou a atenção para a questão da dívida, considerando-a como um assunto muito sério, alertando para não se efectuar gastos que possam pôr em causa a existência do clube.

Seguiu-se a um momento de intervenção dos sócios, que de forma geral, activa e participativa questionaram a forma como tem sido gerido o futebol; apôs várias alocuções e alguns esclarecimentos, em que ficou implicita a necessidade de se criar um fórum de diálogo com os sócios, os relatórios foram aprovados por unanimidade.

Na sequência do acto, o coordenador da comissão eleitoral, explicou as etapas precedentes, a razão da exclusão da lista B, que teve a cabeça o Sr. Ambrósio Narciso, clarificou as normas e os procedimentos para a votação propriamente dita,
em conformidade com a lei base do sistema desportivo e regulamento das associações desportivas, confirmando a elegibilidade da lista A liderada pelo Sr. General Carlos Hendrick.
Remetida a votação e contagem de votos, a lista obteve uma vitória clara com os seguintes resultados:
Número de votantes: 613.
Votos favoráveis: 481.
Abstenções: 109.
Votos nulos: 23.

Assim e num momento impar de euforia, alegria e clubismo, dada a grande aderência de sócios e adeptos que lotaram o pavilhão foram confirmados os Srs. General Carlos Hendrick como Presidente de direcção, Geraldo Nunda Presidente da mesa da assembleia geral e Altino dos Santos Presidente do conselho fiscal.
Numa breve alocução dirigida aos presentes logo após a vitória eleitoral. Sua Excia o Sr. General Carlos Hendick, agradeceu a confiança dos sócios, prometendo trabalhar arduamente para continuar a engrandecer o clube, revitalizar a mística do futebol e a aposta na formação de atletas.

Relação completa dos membros eleitos para os corpos gerentes do clube para o quadriénio 2011-2015:

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:

1. General de exército – Geraldo Sachipengo Nunda
2. Vice-Presidente - General de exército Agostinho Fernandes Nelumba " Sanjar"
3. Vice-Presidente - General Francisco Lopes Gonçalves Afonso " Hanga"
4. Vice-Presidente - Almirante – Gaspar dos Santos Rufino
5. Vice-Presidente - Almirante – Augusto da Silva Cunha " Gugu"
6. Secretario - Coronel – Apolinário Gourgel de Vaz Contreiras Júnior .

CONSELHO FISCAL:

1. Presidente General Altino Carlos dos Santos
2. Vice-Presidente – General – Hélder José Domingos Diógenes
3. Relator – Coronel – Domingos Adriano Angélico.

DIRECÇÃO:

1. Presidente – General – Carlos Alberto Hendrick Vaal da Silva
2. Presidente Adjunto – General – Eugénio Lopes da Silva Quaresma
3. Vice-Presidente P/Admin. Finanças – Coronel – Ângelo António Eduardo Paca
4. Vice-Presidente P/ Futebol – General – Gouveia João de Sá Miranda
5. Vice-presidente P/ Basquetebol – Sr. José Moniz da Silva
6. Vice-presidente P/ Andebol – Sr. Carlos Amílcar Alfama de Aguiar
7. Vice-presidente P/ Desporto Náuticos – General – Mário Plácido Sirilo de Sá " Ita"
8. Vice-presidente P/outras modalidades – Sr. António José Bernado " Tony Bernado"
9. Vogal – General – Adriano Makevela Mackenzie
10. Vogal – General – Peregrino Isidro Wambu Chindondo
11. Vogal – General – General – Afonso Carlos Neto
12. Vogal – Brigadeiro – João Francisco Adão
13. Vogal – Brigadeiro – Pedro de Sousa Calado
14. Vogal – Brigadeiro – Domingos Ministro
15. Vogal – Brigadeiro – Mpanya Cassoma André
16. Vogal – Coronel – Drª Maria Dina Espírito Santos Gouveia
17. Vogal – Coronel - Lucas Carvalho da Silva " Seara "
18. Vogal – Coronel – Eunice Adriano Mendes
19. Vogal – Sr. José Agostinho
20. Vogal – Sr. Agostinho António Domingos
21. Vogal – Srª Ana André Pascoal
22. Vogal – Sr. Dr. Archer Mangueira
23. Vogal – Sr. Dr. Agostinho Matos E. Pedro.


Sendo dia de aniversário do clube, que completou 34 anos de existência, as actividades do dia continuaram, com uma festa no espaço das piscinas da sede do clube, que serviu igualmente para homenagear as equipas de andebol em ambos os sexos, a natação, o voleibol e o atletismo pelos êxitos obtidos na presente época.
Num ambiente de convívio cordial, alegria e fervor clubista entre atletas, técnicos, dirigentes, funcionários, sócios e convidados, os presentes puderam deliciar-se ouvindo e dançando música de qualidade da banda impactus 04, superiormente liderados pela cantora Yola Semedo.


VIVA O D´AGOSTO!!!

VIVA A NAÇÃO AGOSTINA!!!

D´AGOSTO FORÇA!!!

D´AGOSTO SEMPRE


Fonte:
Gabinete de Gestão da Pagina Web do Andebol.
Por:
Elísio Campos

Sem comentários:

Enviar um comentário