22/07/2010

Mensagem do Presidente Adjunto


É com enorme satisfação e estima que temos a subida honra de nos dirigir a família D’AGOSTO, e em particular a todas as pessoas que se identificam com a modalidade de ANDEBOL.

Como sabemos o 1º de Agosto é um clube que adoptou desde a sua fundação uma identidade e perfil próprios, sendo uma das mais relevantes, a sua característica eclética.

Formado por decisão do comando superior das Forças Armadas, por via do então Comité Desportivo Nacional Militar - CODENM, assumiu-se na época como uma agremiação dinâmica e impulsionadora do desporto a nível da alta competição, assim como na generalização e

fomento dos escalões de formação nas diversas modalidades.

É neste âmbito que em 1978 por iniciativa de antigos praticantes da modalidade, muitos dos quais membros das forças armadas, o clube decidiu incorporar no leque das disciplinas desportivas a modalidade de ANDEBOL.

Estiveram na sua génese personalidades como o então capitão Carlos Hendrick, o técnico Ernesto Lara e os atletas Cardoso de Lima, comandante Mangueira, Joaquim Neto “Inguila”, Victor Araújo “Tó”, e Nascimento Neto para citar apenas alguns.

Desde a sua fundação o andebol assumiu-se logo, devido à qualidade dos seus praticantes e nível desportivo das suas equipas como uma modalidade de grande adesão e impacto junto da população, criando uma empatia que serviu de modelo de referência para o surgimento de novas equipas e praticantes.

O percurso desde então tem sido de grandes desafios e sucessos, com destaque para a conquista de vários troféus nacionais e internacionais.

Em masculinos, destacam-se entre outros, 19 títulos de campeão nacional, a medalha de bronze conquistada em 1986 em Libreville (Gabão), e o título de campeão africano de clubes em 2007 em Cotonou (Benin).

A nível de femininos o investimento efectuado ao longo de vários anos começa agora a dar frutos, posicionando-se como uma das melhores equipas do país e do continente, tendo alcançado na época passada (2009), o 2º lugar no campeonato Africano de clubes em Yaoundé (Camarões).

É com orgulho que somos justamente considerados o maior clube de andebol do País, movimentando todos os escalões em ambos os sexos, sendo a nossa escola de andebol do Miramar reconhecida como uma referência nacional, por se tratar de um local consolidado no que diz respeito a formação desportiva dos atletas, assim como na orientação pedagógica, psico-social, moral e humana de centenas de jovens e crianças que a frequentam, contribuindo também por via do desporto para a formação integral da nova geração.

Salientamos também a actual infra-estrutura moderna, localizada no Quartel do Estado Maior General do Exército “RI20”, construída com o objectivo de promover e integrar novos praticantes nesta área da cidade, onde encontram-se nos bairros próximos, um universo de crianças potencialmente seleccionáveis para a prática da modalidade.

Ainda no âmbito do nosso contributo para o desenvolvimento da modalidade, decidimos em Dezembro do ano passado (2009), criar um núcleo de formação do clube na cidade de Cabinda.

Na alta competição temos como meta assumir-se como uma das maiores potências da modalidade no País e em África.

Ao cruzar a 1ª década deste século, é importante afirmarmo-nos como um clube moderno que procura a excelência, adaptando-nos aos novos modelos, valores, e visão da modalidade no mundo, buscando e partilhando experiências e conhecimento junto de instituições internacionais como a Confederação Africana de Andebol – CAHB, a Federação Internacional de Andebol – IHF, o Comité Olímpico Internacional – COI, e outras congéneres.

Para se adaptar aos novos tempos devemos também valorizar e divulgar a marca “1º de Agosto Andebol ”, procurando criar sinergias e parcerias tanto públicas como privadas, para capitalizar apoios que permitam iniciar um processo que leve a médio prazo criar meios próprios que contribuam para a sua sustentação.

A entrada em vigor da Web Site do Andebol é muito importante para o Clube, pois devemos aproveitar as oportunidades que as novas tecnologias de comunicação e informação nos oferecem, para interagir de forma dinâmica e oportuna com pessoas e instituições, afim de darmos a conhecer as nossas actividades, produtos e projectos.

A todos os que nos visitarem aproveitamos a ocasião para manifestar todo o nosso apreço e disponibilidade.

Finalmente, encorajo a todos os companheiros de Direcção, membros das Forças Armadas, atletas, técnicos e funcionários a manterem a mesma atitude, dedicação e fidelidade na nobre emissão de manter o clube e a modalidade no patamar do desporto nacional e internacional.

Aos nossos adeptos, patrocinadores e outras pessoas de boa vontade, os nossos sinceros agradecimentos pelo contributo, carinho e confiança de que temos merecido, na gestão do nosso glorioso clube.


BEM HAJA D’AGOSTO!!!

BEM HAJA O ANDEBOL !!!

D´ AGOSTO FORÇA !!! D´ AGOSTO SEMPRE!!!

General.Carlos Hendrick

Sem comentários:

Enviar um comentário